Pular para o conteúdo principal

Quem é Quem nas Eleições 2012 (Chapadinha)

Nem bem findava a disputa política deste ano e já começava o burburinho com relação às eleições municipais de 2012.
Com base nos números e lances do pleito deste ano traçamos um perfil de cada possível candidato e analisamos as chances de cada um, sem ponderações quanto a quem seja melhor ou pior para conduzir o destino da cidade mais importante do Baixo Parnaíba.
Chamo atenção que alguns nomes pertencem ao mesmo grupo, mas como se sabe, cada ala política tem sua batalha interna pela indicação e há ainda possibilidade de rachas no calor das disputas intestinas.
Vamos aos nomes.
Izamara Menezes – Filha do ex-prefeito Isaías, ocupou cargos nos governos de Jackson Lago e Roseana e foi candidata a deputado mais votada em Chapadinha. Demonstrou capacidade de obter votos entre os seguidores do pai, articulada e ativa. É hoje favorita na disputa.
Belezinha – Empresária de sucesso impressionante, teve participação ativa nas últimas eleições, chegando a ser acusada de extrapolar os limites legais. Acredita num improvável apoio de Isaías e é cortejada pela terceira via. Se conseguir melhorar discurso e demonstrar sabedoria política – que convenhamos é diferente da empresarial – pode chagar lá.
Danúbia – Filha de tradicional família política, ex-vereadora e ex-secretária e atual prefeita com direito a reeleição. Por motivos justos ou preconceituosos tem hoje avaliação muito ruim. Mas, tem poder nas mãos e fazendo ajustes necessários pode voltar a ser competitiva.
Gomes – Empresário, liderança evangélica e militante político que tem se mostrado corajoso e coerente com uma linha independente entre os grupos de Magno e Isaías é sempre um nome a ser lembrado.
Eric Marinho – Advogado, superintendente jurídico da poderosa Secretaria de Educação do Estado e aliado de Ricardo Murad. Eric tem demonstrado interesse em entrar na disputa, articula-se com o PT, como a Belezinha cultiva esperança de receber apoio de Isaías. Para assumir o papel de líder perdeu oportunidade de apoiar um candidato a deputado, discursar e criticar pessoalmente os adversário Magno e Danúbia. Deixando de fazê-lo, perdeu fôlego. Mas ainda pode reverter o quadro.
Vagner Pessoa – Empresário e ex-deputado por duas vezes, cunhado de Isaías por quem se sente traído e debita sua derrota em 2010, por isso declara que não apóia candidatos ligados ao ex-prefeito Isaías. Teve votação significativa este ano, que pode definir futura eleição. Se não for candidato é nome importante para alianças e articulações.
Magno Bacelar – Médico, ex-prefeito e ex-deputado. Líder, até agora, inconteste de um dos dois maiores grupos locais. Apesar de uma eleição difícil, com campanha pesada de adversários sustentando sua inelegibilidade, erros de gerenciamento da campanha e sua ausência de Chapadinha, obteve, superando todos as expectativas, mais de 9 mil votos no município. Absorve parte do desgaste da administração, mas se fizer prevalecer sua liderança dentro do grupo e seu inato arrojo demonstrado em pelejas até mais difíceis, é outro favorito.
Sempre Lembrados – Incluo entre os possíveis “prefeituráveis” os nomes de Raimundo Marques, Talvane Hortegal e Levi Pontes. Um pela respeitabilidade que supera os limites de Chapadinha ,Raimundo Marques), e os outros dois pela tradição política e seguidas participações não podem ser descartados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor de Chapadinha vai a Itapecuru prestar depoimento

O assassinato do empresário Pedro Lopes Fontenelle, em Vargem Grande, ainda é um mistério. Para ajudar a solucionar o caso o pastor Elias Lima, presidente da Assembleia de Deus em Chapadinha, se dirigiu à Delegacia de Itapecuru-Mirim na manhã desta terça-feira (02) para prestar depoimento.
O crime aconteceu na última quarta-feira (27) às margens da BR-222, em frente a uma propriedade que o pastor havia vendido para o empresário. O empresário foi executado com dois tiros e não levaram nada dele.
Segundo um genro do pastor, o irmão Ezequiel Douglas, ele não recebeu qualquer intimação para comparecer ao distrito policial que investiga o caso e se dirigiu de forma espontânea. “Como ninguém sabe quem são os autores nem a motivação do crime, cabe todos que tiveram algum contato recente com a vítima munir as autoridades policiais com toda informação que possa ajudar a solucionar o caso”, afirmou ao blog.
Pedro Lopes Fontenelle tinha 46 anos e atuava no ramo frigorífico em Vargem Grande.

Não Chamem Pra Mesma Mesa o Prefeito e o Cunhado Vereador

A confusão começou numa comemoração de família. Os dois conversavam com o nível etílico um pouco acima do recomendado quando o parlamentar externou suas preocupações com o rumo do governo e o prefeito reagiu contrariado quando ouviu o irmão da primeira-dama lhe dizer que se a eleição fosse hoje ele seria derrotado.
O problema aumentou durante uma recente posse de secretários no gabinete do prefeito. Parecia que ele já estava concluindo mais um dos seus longos discursos quando olhou o vereador entre os presentes e relembrou o diálogo afirmando não levar a sério o diagnóstico. Constrangendo o parlamentar, o prefeito disse que aquilo era conversa de quem estava com algo cheio de cachaça.
O vereador, é claro, não escondeu a contrariedade com a conversa, que havia acontecido em âmbito privado, ser tratada publicamente e principalmente com os termos que o prefeito usou na frente de outros parlamentares e membros da equipe de governo.
Pra piorar, ao saber das reclamações do vereador, o pre…

Top 20 prefeituráveis de 2020

Com metade do mandato do prefeito Magno Bacelar superado as articulações para a sua sucessão devem começar a esquentar e o Blog do Braga traz a lista com os 20 nomes mais cogitados para enfrentar a disputa municipal de 2020.
É possível que outros nomes sejam discutidos até as convenções do ano que e o mais provável é que três ou quatro sejam registrados pelos partidos políticos, mas os nomes mais especulados nas rodas de conversa da cidade e pelo grupos políticos locais até aqui são os seguintes:
Magno Bacelar: Apesar das três condenações com trânsito em julgado no Tribunal de Contas da União (TCU), não dá para deixar de considerar o nome do prefeito que está no cargo, principalmente considerando sua capacidade de se livrar de problemas jurídicos. Dificilmente conseguirá desfazer o atual desgaste do seu governo, mas tem a marca de ter sido o único prefeito reeleito de Chapadinha, em 2004.
Danubia Carneiro: Primeira-dama, ex-prefeita e secretária de Assistência Social. Parece mais inter…