Pular para o conteúdo principal

Chapadinha, a bola da vez - Cidade atrai investimentos que geram emprego e renda à população



Estrategicamente localizada, entre São Luis-MA, Teresina-PI e Parnaíba-PI e Fortaleza-CE, Chapadinha é hoje a cidade que mais cresce no Leste Maranhense e uma das que mais se desenvolve economicamente no estado. A vocação para o comércio e prestação de serviços, que atende a uma população de cerca de 400 mil habitantes, em quase 20 municípios, está atraindo a atenção de investidores.

Nos últimos meses, várias lojas de móveis e eletrodomésticos e de confecções e calçados, foram instaladas na cidade. Escritórios e clínicas médicas são abertos com a velocidade do vento. O mesmo vento que está atraindo mais e mais investimentos, como cursos profissionalizantes, para qualificar a mão de obra local e garantir a permanência de jovens que antes se destacavam para outros estados em busca de sobrevivência.

Empregos à vista

Foto ilustrativa
Foi-se o tempo em que a população de Chapadinha se queixava de oportunidades de trabalho. Hoje em dia, são os empregadores que se reclamam. Falta gente qualificada para trabalhar até nos serviços considerados mais simples, como na construção civil, um dos setores que mais empregam na cidade. Mesmo não exigindo curso superior, para atuar na área, é necessário ter o mínimo de conhecimento, para ser um pedreiro, servente de pedreiro, pintor, encanador, eletricista e carpinteiro. 

Há obras que chegam a atrasar, por falta destes profissionais. Boa oportunidade para quem vive se lamentando. Mas é preciso se levantar, sair da cama ou do sofá e ir à luta, pois as oportunidades não caem do céu. 

A Noroeste já chegou

A cidade ganhará nos próximos dias uma das maiores lojas de vestuário do Piauí. ANoroestecom sede em Teresina e mais de 15 lojas espalhadas pelo Piauí e Maranhão, será inaugurada no próximo dia 2, gerando, inicialmente 40 empregos diretos. Durante vários dias, centenas de pessoas enviaram currículo para a empresa, sonhando com uma dessas vagas.

Foto ilustrativa
O proprietário da Noroeste, Benedito Cirilo Albino está otimista quanto ao sucesso da loja em Chapadinha. "Somos  especializados em vender moda. Temos produtos de qualidade e preços acessíveis. São confecções, artigos de cama, mesa e banho, perfumaria, calçados, artigos esportivos e para viagens, como mochilas, bolsas e malas. O diferencial da Noroeste é o atendimento ao consumidor. Você encontra uma estrutura moderna, confortável e uma equipe preparada para receber bem o cliente. A loja ainda apresenta crediário e cartão próprios, disse Benedito.

De acordo com o empresário, Chapadinha concorria com Barra do Corda e Codó. “Escolhemos Chapadinha por uma série de fatores. Entre eles, a localização estratégica do ponto e a economia local, que está em franca expansão”, explicou. É o “sinal de mais” em evidência. Mais opção de compras, mais empregos e mais renda para o município.

Novo Mundo


Outra inauguração que está sendo aguardada com grande expectativa, é a da loja Novo Mundo, pertencente a uma rede de lojas do ramo de móveis e utilidades, com sede em Goiânia-GO e a 54 anos no mercado.

O detalhe interessante, é que a empresa faz questão de recrutar todos os funcionários em Chapadinha, inclusive, gerentes e supervisores. São mais de 60 empregos diretos. Gente que vai sair da ociosidade para o mercado de trabalho. Ou vai sair de um trabalho informal, para a formalidade. Interessados devem encaminhar currículos ao SINE, na Rua Benjamim Ferreira, esquina com a Rua do Comércio, no Centro de Chapadinha

Suzano à vista

Foto: divulgação
A prefeita Danúbia está articulando a instalação de uma fábrica da Suzano Celulose em Chapadinha. Tem tudo para dar certo. Mais um incremento na economia, não só do município, mas de toda a região. Centenas de novos empregos.

Com tanta gente trabalhando e ganhando dinheiro, claro que outras empresas virão, de olho nessa fatia do bolo que vai rechear o bolso e a barriga de muitas famílias. É uma bola de neve.

Supermercado

Ninguém, por enquanto, quer soltar a informação, mas, rola, à boca pequena, que tem um grande empresário do ramo de supermercados que quer instalar uma grande loja na cidade. Vai incentivar os empresários locais a se adequarem à nova realidade, com bons produtos, bom atendimento e uma boa estrutura. Já tem gente se “mexendo”. Isso é muito bom.

Shopping Center

Ainda à boca pequena, fala-se na instalação de um shopping center. Não entendeu direito? Então, repito: shopping center, ou “chópem”, como diria um amigo meu. Pois é. Um empreendimento desses, atrairia centenas de consumidores para a cidade.

Com tanta prosperidade, a cidade precisa se preparar em outros aspectos, como segurança pública, trânsito, transporte público, saúde, educação, infraestrutura, cultura e lazer, entre outros. Mas isso é assunto para outro post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor de Chapadinha vai a Itapecuru prestar depoimento

O assassinato do empresário Pedro Lopes Fontenelle, em Vargem Grande, ainda é um mistério. Para ajudar a solucionar o caso o pastor Elias Lima, presidente da Assembleia de Deus em Chapadinha, se dirigiu à Delegacia de Itapecuru-Mirim na manhã desta terça-feira (02) para prestar depoimento.
O crime aconteceu na última quarta-feira (27) às margens da BR-222, em frente a uma propriedade que o pastor havia vendido para o empresário. O empresário foi executado com dois tiros e não levaram nada dele.
Segundo um genro do pastor, o irmão Ezequiel Douglas, ele não recebeu qualquer intimação para comparecer ao distrito policial que investiga o caso e se dirigiu de forma espontânea. “Como ninguém sabe quem são os autores nem a motivação do crime, cabe todos que tiveram algum contato recente com a vítima munir as autoridades policiais com toda informação que possa ajudar a solucionar o caso”, afirmou ao blog.
Pedro Lopes Fontenelle tinha 46 anos e atuava no ramo frigorífico em Vargem Grande.

Não Chamem Pra Mesma Mesa o Prefeito e o Cunhado Vereador

A confusão começou numa comemoração de família. Os dois conversavam com o nível etílico um pouco acima do recomendado quando o parlamentar externou suas preocupações com o rumo do governo e o prefeito reagiu contrariado quando ouviu o irmão da primeira-dama lhe dizer que se a eleição fosse hoje ele seria derrotado.
O problema aumentou durante uma recente posse de secretários no gabinete do prefeito. Parecia que ele já estava concluindo mais um dos seus longos discursos quando olhou o vereador entre os presentes e relembrou o diálogo afirmando não levar a sério o diagnóstico. Constrangendo o parlamentar, o prefeito disse que aquilo era conversa de quem estava com algo cheio de cachaça.
O vereador, é claro, não escondeu a contrariedade com a conversa, que havia acontecido em âmbito privado, ser tratada publicamente e principalmente com os termos que o prefeito usou na frente de outros parlamentares e membros da equipe de governo.
Pra piorar, ao saber das reclamações do vereador, o pre…

Top 20 prefeituráveis de 2020

Com metade do mandato do prefeito Magno Bacelar superado as articulações para a sua sucessão devem começar a esquentar e o Blog do Braga traz a lista com os 20 nomes mais cogitados para enfrentar a disputa municipal de 2020.
É possível que outros nomes sejam discutidos até as convenções do ano que e o mais provável é que três ou quatro sejam registrados pelos partidos políticos, mas os nomes mais especulados nas rodas de conversa da cidade e pelo grupos políticos locais até aqui são os seguintes:
Magno Bacelar: Apesar das três condenações com trânsito em julgado no Tribunal de Contas da União (TCU), não dá para deixar de considerar o nome do prefeito que está no cargo, principalmente considerando sua capacidade de se livrar de problemas jurídicos. Dificilmente conseguirá desfazer o atual desgaste do seu governo, mas tem a marca de ter sido o único prefeito reeleito de Chapadinha, em 2004.
Danubia Carneiro: Primeira-dama, ex-prefeita e secretária de Assistência Social. Parece mais inter…