Pular para o conteúdo principal

Acabou a greve dos professores da rede estadual

Vice-governador, peça chave para o fim da greve

A greve dos professores do Maranhão acabou. Após 77 dias de paralisação o Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica das Redes Pública Estadual e Municipal do Maranhão (Sinproesemma) suspendeu na tarde desta terça-feira(17) a greve geral da categoria após analisar e aprovar proposta enviada pelo governo desde a última quinta-feira (12) proposta do Governo.

A proposta é resultado do que foi discutido em reuniões de negociação que teve a coordenação do vice-governador, Washington Oliveira, junto com os secretários Olga Simão (Educação) e Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional) e a diretoria do sindicato.

Na proposta o governo ratifica à categoria que mantém o compromisso de colocar em prática o piso salarial da categoria, determinado pelo Supremo Tribunal Federal, no prazo de até 30 dias, após o STF emitir o acórdão da sua decisão e o Ministério da Educação dar cumprimento ao disposto no art. 4° da Lei 11.738, de 16/07/2008.

Também reafirma o compromisso de envio do Projeto de Lei do Estatuto à Assembléia Legislativa, no prazo máximo de 60 dias após a publicação do Acórdão do STF, já que o novo Estatuto do Educador deverá, obrigatoriamente, observar a decisão terminativa do Supremo, ainda não proferida, em relação ao novo piso salarial.

Quanto à reivindicação do sindicato pela extinção da ação judicial, o Estado informou à categoria que já se comprometeu a encaminhar ao Tribunal de Justiça do Maranhão, conforme proposta encaminhada, no ultimo dia 03 de maio.

Quanto ao pagamento dos valores correspondentes às faltas descontadas, o Governo reafirmou que o fará em folha de pagamento suplementar no mês de junho de 2011, mediante compromisso da reposição integral de todas as aulas não ministradas no período da paralisação, obedecendo ao calendário escolar de 2011, que estabelece o término das aulas em 23/12/11. O Governo também assegurou o retorno de imediato dos professores remanejados, no período da paralisação.

“Fico feliz com o fim da greve. O negócio agora e trabalharmos todos juntos para minimizar os prejuízos aos estudantes causados pela paralisação das aulas. Tenho certeza que juntos conseguiremos cumprir o calendário previsto pela Secretaria de Educação que prevê o fim do ano letivo em 23 de dezembro de 2011”, disse o vice-governador Washington Luiz.

Documento - De acordo com o documento do Sinproesemma a direção comunica a suspensa da Greve Geral e já solicita que seja agendada reunião para discutir o cumprimento do calendário escolar e os demais itens acordados na proposta do governo.

Texto: equipe do blog construindo um novo Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor de Chapadinha vai a Itapecuru prestar depoimento

O assassinato do empresário Pedro Lopes Fontenelle, em Vargem Grande, ainda é um mistério. Para ajudar a solucionar o caso o pastor Elias Lima, presidente da Assembleia de Deus em Chapadinha, se dirigiu à Delegacia de Itapecuru-Mirim na manhã desta terça-feira (02) para prestar depoimento.
O crime aconteceu na última quarta-feira (27) às margens da BR-222, em frente a uma propriedade que o pastor havia vendido para o empresário. O empresário foi executado com dois tiros e não levaram nada dele.
Segundo um genro do pastor, o irmão Ezequiel Douglas, ele não recebeu qualquer intimação para comparecer ao distrito policial que investiga o caso e se dirigiu de forma espontânea. “Como ninguém sabe quem são os autores nem a motivação do crime, cabe todos que tiveram algum contato recente com a vítima munir as autoridades policiais com toda informação que possa ajudar a solucionar o caso”, afirmou ao blog.
Pedro Lopes Fontenelle tinha 46 anos e atuava no ramo frigorífico em Vargem Grande.

Não Chamem Pra Mesma Mesa o Prefeito e o Cunhado Vereador

A confusão começou numa comemoração de família. Os dois conversavam com o nível etílico um pouco acima do recomendado quando o parlamentar externou suas preocupações com o rumo do governo e o prefeito reagiu contrariado quando ouviu o irmão da primeira-dama lhe dizer que se a eleição fosse hoje ele seria derrotado.
O problema aumentou durante uma recente posse de secretários no gabinete do prefeito. Parecia que ele já estava concluindo mais um dos seus longos discursos quando olhou o vereador entre os presentes e relembrou o diálogo afirmando não levar a sério o diagnóstico. Constrangendo o parlamentar, o prefeito disse que aquilo era conversa de quem estava com algo cheio de cachaça.
O vereador, é claro, não escondeu a contrariedade com a conversa, que havia acontecido em âmbito privado, ser tratada publicamente e principalmente com os termos que o prefeito usou na frente de outros parlamentares e membros da equipe de governo.
Pra piorar, ao saber das reclamações do vereador, o pre…

Top 20 prefeituráveis de 2020

Com metade do mandato do prefeito Magno Bacelar superado as articulações para a sua sucessão devem começar a esquentar e o Blog do Braga traz a lista com os 20 nomes mais cogitados para enfrentar a disputa municipal de 2020.
É possível que outros nomes sejam discutidos até as convenções do ano que e o mais provável é que três ou quatro sejam registrados pelos partidos políticos, mas os nomes mais especulados nas rodas de conversa da cidade e pelo grupos políticos locais até aqui são os seguintes:
Magno Bacelar: Apesar das três condenações com trânsito em julgado no Tribunal de Contas da União (TCU), não dá para deixar de considerar o nome do prefeito que está no cargo, principalmente considerando sua capacidade de se livrar de problemas jurídicos. Dificilmente conseguirá desfazer o atual desgaste do seu governo, mas tem a marca de ter sido o único prefeito reeleito de Chapadinha, em 2004.
Danubia Carneiro: Primeira-dama, ex-prefeita e secretária de Assistência Social. Parece mais inter…